sábado, 10 de outubro de 2009

Programa de Metodologia do Estudo do Meio






























Universidade dos Açores

Departamento de Ciências da Educação







Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

2º Ciclo de Estudos

1º Semestre

Ano Lectivo 2009/2010

















Programa da disciplina
METODOLOGIA DO ENSINO DO ESTUDO DO MEIO

Os Docentes
Casimiro Rodrigues
Carlos Gomes

Carga horária: 2T e 2 TP

UC: 6


































INTRODUÇÃO

A disciplina de Metodologia de Ensino do Estudo do Meio (MEEM), integrada no Curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (2º Ciclo de Estudos), 1º Semestre, assume-se como um espaço fundamental de aprofundamento e/ou aquisição das diferentes dimensões da educação relacionada com o conhecimento do Meio Físico e Social.

O objecto de estudo desta disciplina é o processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio, e passa pelo confronto das concepções dos futuros professores com as orientações actuais para o Estudo do Meio e os paradigmas que sustentam as diferentes perspectivas de educação. Esta disciplina deve contribuir para estimular o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas no futuro professor e fornecer os meios de um pensamento autónomo que facilite as dinâmicas de auto-formação participada. A formação não se constrói por acumulação, mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal. Assim, o presente programa deve servir para consciencializar os alunos para a necessidade de, ao longo da sua futura praxis profissional, continuarem a integrar os contributos gerados pela investigação educacional. O desenvolvimento das competências essenciais do Estudo do Meio deve ter em conta a inter-relação com outras áreas disciplinares e não disciplinares. Neste sentido, é necessário mobilizar e utilizar saberes específicos das áreas que integram o Estudo do Meio e de outras áreas disciplinares, por exemplo, Língua Portuguesa, Matemática, etc.

Dado que o presente programa se destina apenas a um semestre, estamos conscientes que ele será uma oportunidade para os futuros professores clarificarem e (re)construírem as suas representações sobre o ensino no âmbito do Estudo do Meio e para o despertar de futuras reflexões, quer em contexto académico, quer em práticas profissionais futuras. Dar-se-á uma maior importância à análise e planificação de actividades de ensino e aprendizagem e à elaboração de materiais didácticos alternativos que reflictam as orientações actuais para o Estudo do Meio.

Este programa deve ser olhado com a flexibilidade que uma disciplina de Didáctica requer, prevendo-se a possibilidade de este vir a sofrer algumas alterações, quer na sua sequência, quer no seu conteúdo, decorrentes da sua implementação, de acordo com as necessidades de formação identificadas.



COMPETÊNCIAS

A disciplina de MEEM visa o desenvolvimento de competências no âmbito dos diversos aspectos que regem os mecanismos de funcionamento do Estudo do Meio e sua importância formativa. Assim, os futuros professores devem ser capaz de:


  • Aproveitar os diversos percursos em ordem à identificação de espaços e funções e dos diversos elementos humanos e da paisagem;


  • Saber valorizar os elementos do passado na compreensão do presente e nas exigências de alteração para o futuro.


  • As exigências da formação e adaptação dos aglomerados populacionais perante os novos desafios tecnológicos ambientais e económicos.


  • Reconhecer a importância da cultura científica na formação dos indivíduos.



  • Problematizar situações relacionadas com o Estudo do Meio.



  • Fundamentar modos de planificar actividades em ciência.



  • Tomar decisões no âmbito da prática pedagógica que sejam sustentadas na investigação educacional.




CONTEÚDOS

  1. Introdução à metodologia do Estudo do Meio


    1. A importância da metodologia do Estudo do Meio para o desenvolvimento de uma praxis sustentada do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.


    1.1.1. O carácter interdisciplinar e integrador do Estudo do Meio.

    1.1.2. Aspectos metodológicos nucleares para a leccionação de Estudo do Meio.


    1. Breves noções básicas sobre:


    1.2.1. Estudo do Meio e Contemporaneidade.

    1.2.2.A importância do Estudo do Meio no âmbito da eucação para o desennvolvimento.

    1.2.3.Perspectivas actuais sobre o Estudo do Meio.

    1.2.4.Perspectivas de ensino no âmbito do Estudo do Meio.

    1.2.5.Estratégias e metodologias promotoras da (re)construção do conhecimento.

    1.2.6.O papel e a natureza da linguagem no contexto do Estudo do Meio.

    1.2.7.Planeamento e recursos no ensino das ciências.




    1. Harmonização de Teoria e prática na disciplina de Estudo do Meio.


      1. Análise e descodificação de conceitos fundamentais.



      2. Epistemologia do Estudo do Meio.



      3. Inventariação de temas em Estudo do Meio – importância da harmonização de discursos e práticas.




    2. O estudo do meio como lugar de aprendizagem docente: pesquisa e formação profissional


      1. Questão fundamental para a docência: ensino e pesquisa



      2. A praxis: prática pensada e reflectida, transformada em acção.



      3. Função e necessidade das actividades de carácter prático na construção do conhecimento.


        1. Os trabalhos práticos na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.



        2. O papel do jogo no ensino das ciências.


          1. O ensino das ciências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico e o papel da Linguagem como veículo na aquisição do conhecimento.





      4. Ciência(s) e promoção da cidadanias.







    METODOLOGIA E ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM
    De acordo com as competências definidas, consideramos que as metodologias mais adequadas são as que se radicam nas perspectivas reflexivas de formação de professores e nos fundamentos construtivistas da aprendizagem. Assim, paralelamente a alguns momentos de exposição teórica para a apresentação e/ou ampliação de conceitos e perspectivas provenientes da investigação educacional, serão privilegiadas as seguintes actividades de aprendizagem:



  • Reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da disciplina, sobre concepções e práticas profissionais relacionadas com o Estudo do Meio.



  • Análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional relacionada com o Estudo do Meio.



  • Análise e crítica de recursos didácticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio.



  • Elaboração, apresentação, discussão e avaliação de trabalhos relacionados com o Estudo do Meio.




AVALIAÇÃO

    A avaliação formativa decorrerá como parte integrante da prática pedagógico-didáctica da disciplina, tendo em conta a participação dos formandos nas diferentes actividades, com vista à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

A avaliação sumativa resultará de diferentes evidências de aprendizagem recolhidas em portfolio durante o processo formativo. A obtenção de classificação inferior a oito valores, arredondada às unidades, quer na componente de grupo, quer individual, implica a reprovação. As evidências de aprendizagem recolhidas terão as seguintes ponderações para a atribuição da classificação final da disciplina:

i) Reflexões escritas individuais sobre fundamentos teóricos da disciplina (25%);

ii) Reflexões e testemunhos individuais sobre metodologias e recursos didácticos (30%)

iii) Trabalho relacionados com conteúdos do Estudo do Meio (45%);



Nota:     É aconselhável a presença de todos os alunos durante as apresentações, quer do trabalho do seu grupo, quer dos restantes grupos. A ausência de qualquer elemento terá repercussões na avaliação do trabalho do grupo. Todos os trabalhos, independentemente da data de apresentação, a negociar oportunamente, deverão ser entregues até ao dia 21 de Dezembro de 2009.

Para os alunos ordinários em regime de trabalhador estudante, que não possam frequentar pelo menos 75% das aulas da disciplina, a avaliação sumativa corresponderá a um teste de frequência (50%) e à realização e discussão de um trabalho individual (50%).



Os critérios para a avaliação do portfolio são os seguintes:

1- Reflexões escritas de carácter individual: nas reflexões que configurem aplicações dos conhecimentos já leccionados, será avaliada a compreensão e aplicação dos mesmos.



2- Elaboração e apresentação de trabalhos:

2.1- Parte escrita: tem uma ponderação de 2/3 e será avaliada mediante os seguintes indicadores:

Objectos de avaliação

Indicadores/Critérios


Fundamentação
Justifica a pertinência do trabalho elaborado
Articula o trabalho com as orientações e propostas curriculares
Fundamenta as propostas apresentadas do ponto de vista pedagógico-didáctico
Apresenta a fundamentação de modo articulado e com coerência
Integra de forma oportuna referentes bibliográficos fornecidos ou outros
Revela clareza e precisão na linguagem educacional utilizada
Revela capacidade de análise e de síntese
Faz citações e referências bibliográficas de modo adequado
Apresenta correctamente a bibliografia final
Domínio da comunicação escrita

Actividades e

Metodologia
Apresenta actividades variadas e adequadas à maturidade e interesse dos alunos
Articula com coerência e numa perspectiva integradora as diferentes áreas curriculares
Revela congruência das metodologias apresentadas com um ensino e aprendizagem por pesquisa
Articula, nas actividades propostas, conhecimentos científicos com aspectos de natureza social, tecnológica e ambiental
Tem em consideração as ideias prévias e experiências anteriores dos alunos
Apresenta as actividades e metodologias numa linguagem clara e precisa do ponto de vista pedagógico-didáctico
Apresenta materiais com qualidade técnica e pedagógico-didáctica
Apresenta estratégias e instrumentos de avaliação com vista à regulação de processos e produtos
Domínio da comunicação escrita


2.2- Apresentação oral dos trabalhos: tem uma ponderação de 1/3 e será auto e hetero-avaliada mediante os seguintes indicadores, expressos numa ficha a distribuir aos alunos:


  • Clareza na apresentação do trabalho



  • Encadeamento lógico das ideias



  • Justificação da pertinência do trabalho elaborado



  • Fundamentação pedagógico/didáctica das actividades e materiais apresentados



  • Potencial didáctico das actividades e materiais apresentados



  • Qualidade técnica/estética dos materiais apresentados



  • Originalidade das ideias/materiais



  • Capacidade de argumentação e resposta



  • Participação dos diferentes elementos do grupo na apresentação



  • Articulação entre os conteúdos do Estudo do Meio




BIBLIOGRAFIA: (textos a apresentar aos alunos e leituras complementares):

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Leituras de apoio:

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Roldão, M. C., (1995). O Estudo do Meio no 1º Ciclo – Fundamentos e Estratégias. Lisboa: Texto Editora.Sá, J. (1994). Renovar as práticas no 1º ciclo por via das Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora.

Watson, J. (1994). Diseño y realización de investigaciones en las clases de Ciencias. Alambique, nº4, 47-56.















           





                           



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